leonardomaquinamanusmanuscritovitruvioengrenagens
titulo
Histórico Da Vinci Projetos

Por que Da Vinci? Em um primeiro momento, uma homenagem ao grande cientista, artista, engenheiro e pesquisador, Leonardo Da Vinci. Da mesma forma, a Da Vinci Projetos é uma empresa generalista. Trabalha em vários campos da administração, do financeiro ao setor de manufatura. Assim, mais que uma homenagem, o nome Da Vinci foi escolhido por uma audaciosa identificação.

A Da Vinci Projetos é uma empresa prestadora de serviços de assessoria em Gestão Sistêmica e Educação Corporativa. Iniciou suas atividades em 16 de novembro de 1988. Naquela época suas ações limitavam-na como agência de propaganda. Ainda se falava pouco de marketing e logo se percebeu que quando se desejava realizar a propaganda de produtos e serviços de uma empresa, faltava embasamento que fundamentasse a realização de um bom trabalho. Foi quando a Da Vinci passou a exercer suas atividades de consultoria e assessoria em marketing. Estava no início dos anos 90. Durante os anos seguintes, ao mesmo tempo em que as atividades de propaganda eram realizadas, assessorou muitas empresas nas áreas de marketing e comercial, no Rio Grande do Sul e também em outros estados.

Na metade dos anos 90 houve um primeiro contato com a área da psicologia, através da relação com uma profissional especializada na avaliação do comportamento do consumidor, em um projeto realizado para uma indústria panificadora. Nesta época já era notada a importância de trabalhos realizados no campo do comportamento humano. Por melhor que fossem as técnicas administrativas, elas somente estavam completas com a execução da gestão de pessoas.

Logo adiante, após assessorar uma empresa de gestão de custos, surgiu a oportunidade de participação em uma atividade de assessoria em intervenção financeira para uma empresa cliente desta organização. A década de 90 estava finalizando e este foi o primeiro projeto no qual trabalhou auxiliando a empresa atendida a recuperar-se de grandes dificuldades financeiras e reposicionar-se em seu mercado. E, mais uma vez, observou a importância estratégica do setor de recursos humanos e o foco nas pessoas e suas habilidades para se alcançar melhores resultados. Nesta época desenvolveu uma parceria com outra profissional da psicologia, com o objetivo de ampliar esta atividade.

Os estudos e pesquisas em comportamento humano já eram parte da rotina da Da Vinci. Então, em setembro de 2000, buscou a profissionalização em Coordenação de Dinâmicas de Grupos. Neste momento, a visão das possibilidades mostrou-se ampla. A partir de 2001 passou a desenvolver atividades com base na Teoria dos Tipos Psicológicos de Carl Gustav Jung.

Os benefícios alcançados com esta atividade foram bem significativos. Com isto, a Da Vinci Projetos, que havia iniciado sua atuação focando em áreas restritas ao setor comercial ou de marketing, viu-se com possibilidades de ampliação de atuação em todas as áreas de uma organização. Desde o departamento comercial, passando pelo administrativo e financeiro até o setor industrial. Sempre fundamentando o trabalho na gestão de pessoas.

Neste ponto, a Da Vinci havia modificado a sua metodologia de trabalho. A visão das pessoas e de suas características passou a consolidar-se como o cerne fundamental de todo o trabalho. Desde uma pontual assessoria auxiliando no recrutamento de um profissional específico até uma assessoria em gestão sistêmica, englobando todos os setores da empresa de forma interdependente, inclusive e principalmente a própria direção. Mudou seu olhar, as pessoas passaram a ser percebidas antes dos processos.

A partir de 2003, a Da Vinci Projetos, que havia ampliado profundamente a sua atividade em assessoria para gestão de pessoas, assume-se como uma empresa focada em Gestão Sistêmica. Fechou definitivamente o departamento de propaganda para concentrar seus esforços cada vez mais na pesquisa e no trabalho junto ao universo da assessoria organizacional.

Os desafios em gestão e capacitação de pessoas exigem a continuidade dos estudos e pesquisas deste tema. Por essa razão buscou a profissionalização em outras duas áreas do conhecimento, ambas com foco na educação. A formação em Pedagogia Empresarial e em Neurociências Aplicadas à Linguagem e ao Aprendizado complementam competências e conhecimentos necessários para o atendimento das demandas encontradas em gestão de pessoas nas organizações empresariais.

Os conhecimentos das Neurociências permitem administrar os fatores que influenciam a atenção, emoção e cognição de profissionais que desempenham suas atribuições ou estão em processo de aprendizagem ou capacitação para o trabalho. É possível compreender e interpretar como são executadas algumas funções mentais superiores tais como a tomada de decisão, o aprendizado, a resolução de problemas e o raciocínio. Através dos conhecimentos obtidos das Neurociências pode-se entender e intervir em situações que envolvam a percepção, a aquisição ou a evocação da memória e a aquisição, a compreensão e a expressão da linguagem. Ainda, as noções a respeito da cultura e de como ela influencia a comunicação também é um dos temas tratado pelas Neurociências.

Então algumas das aplicações dos conhecimentos obtidos a partir da profissionalização em Neurociências são: interpretação e intervenção de conflitos no ambiente corporativo; interpretação e intervenção em fatores dispersores da atenção; gestão do processo de aprendizado de adultos; gestão do aprendizado corporativo de adultos com necessidades especiais para empresas que precisam atender às exigências da Lei Federal 8.213 de 24 de julho de 1.991; formação de lideranças, mediação dos processos de liderança e formação estratégica de equipes, entre várias outras.

O processo de aprendizado e a adaptação ao ambiente profissional são parte daquilo que se pode chamar de homeostase empresarial. É a partir da regulação do ambiente interno que se consegue a manutenção das condições de estabilidade que permitem a continuidade de uma empresa frente aos desafios e dificuldades competitivas e mercadológicas. A Pedagogia Empresarial faz frente a estas demandas, indo além das políticas de gestão de pessoas em um formato clientelista. O espaço de atuação abrange o desenvolvimento humano com um olhar individual e da organização de trabalho em sua totalidade. Para isso, a Pedagogia Empresarial atua junto aos processos de planejamento, capacitação, treinamento e desenvolvimento de habilidades e competências. A abrangência vai além das atividades junto às equipes de trabalho. O foco de atuação da Pedagogia Empresarial alcança a totalidade da organização de trabalho no sentido de torná-la suficientemente capaz para manter-se em constante aprendizado e em constante adaptação às mudanças e exigências que podem oferecer tanto riscos quanto oportunidades.

Logo, a Da Vinci é uma empresa que atua em ambientes de trabalho, tornando-se um agente participativo na atividade de compreensão da pessoa em seu mundo e em seu relacionamento consigo mesma e com os demais.

Por tudo isso, após uma trajetória de 25 anos, a Da Vinci consolida-se atualmente como uma empresa com visão sistêmica. É generalista e olha o processo em todo o seu conjunto. E, em sua atuação, faz a cuidadosa ligação entre processos e pessoas de maneira estratégica.